segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vida rica e vida pobre...



Quando voce vive uma vida rica...

“Quando voce vive uma vida rica, com muitas experiências, boas e más, voce atinge uma certa compreensão. Sempre sinto que uma pessoa que não viveu de muitos modos – certo e errado, moral e imoral, rico e pobre, bom e mau -, que não viveu os opostos, nunca chega a uma compreensão profunda da vida. Pode se tornar um santo, mas sua santidade será uma santidade pobre. Quando um Buda se torna um santo, sua santidade se torna incomparável; singular. De onde vem esta singularidade de Buda?Ela vem de sua vida multidimensional. Ele viveu tudo, pouco c pouco voce se eleva acima de tudo. Através da experiência voce vem a compreender que isso é inútil.

Sempre lindo lembrar a história de Buda...
Quando Buda nasceu , os astrólogos disseram: Este menino ou se tornará um chakravartin (imperador do mundo todo) – ou se tornará um saniasin. São estas suas duas possibilidades. Ou um imperador do mundo, ou um homem que renuncia a tudo e se torna um mendigo na rua, sem lar, sem raízes, um vagabundo saniasin. Dois extremos.
O pai perguntou: - Como pode isso?Voces falam em dois extremos. O que significa isso?
Os astrólogos responderam: É sempre assim. Sempre que alguém nasce para se tornar um chakravartin, a outra possibilidade está implícita. Nós sabemos pouco a respeito sobre o fenômeno do saniasin, mas isto é dito nas escrituras: quando um homem tem tudo, subitamente um despertar acontece, dentro dele, de que tudo é inútil.
Somente um mendigo anseia por um palácio. O homem no palácio já está cansado dele. Um homem que não conhece as mulheres, sempre desejará lindas mulheres. Um homem que já conhece, já se cansou. Somente o conhecimento, a experiência, transforma. Todos os Bdas nasceram reis, todos os avataras hindus nasceram reis, todos os Teerthankaras jainistas nasceram reis. Isto não é uma coincidência. Eles vieram, aproveitaram, desfrutaram de tudo que não havia barreiras para eles. Cedo ou tarde chegaram ao fundo dos fenômenos – e nada havia aí.
É assim que acontece quando voce descasca uma cebola. Se voce tirar uma camada, outra aparecerá logo embaixo, mais tenra que a primeira e mais jovem. E continua. Se não tirar até a última camada da cebola, sempre pensará que existe algo. Mas se voce a descasca completamente, chega um momento- a última camada sai e nada existe dentro- O vazio.

Os astrólogos disseram ao Pai de Buda: Um chakravartin sempre tem a alternativa de se tornar um saniasin. Por outro lado, isso também é verdade (não foi dito lá, mas gostaria de acrescentar à história – que um saniasin é sempre um chakravartin). Sempre que acontece sanias signica que a pessoa viveu muitas e muitas vidas, viveu todas as experiências. Ela já terminou. Esta é a maturidade. Se voce realmente se tornar um saniasin, isso mostrará apenas uma coisa: que voce já foi um chakravartin, não numa vida, mas em muitas vidas, dispersas entre si, mas viveu tudo.
Mas o Pai de Buda perguntou: O que fazer? Só tenho um filho e já não sou amis um jovem e minha mulher morreu logo depois do nascimento dele. Não posso ter mais filhos e todo o reino irá à ruína?

Os astrólogos eram homens de conhecimento, mas não eram sábios. É assim que o conhecimento falha. Conheciam as escrituras, mas desconheciam o espírito. Entâo eles sugeriram : Faça apenas isto. Não permita que ele encontre a miséria, dor ou infelicidade. Jamais permita que ele saiba que a velhice chega e que as pessoas morrem. Arranje tantas lindas mulheres quanto possível. Deixe-o viver uma vida de prazer total e nenhuma frustração..
Isso era lógica pura. O pai podia fazer isso. Três casas foram construídas para ele, para três estações, em lugares diferentes. Ele viveria numa região de clima fresco durante o verão e desta forma, mudava de quatro em quatro meses para grandes palácios. Todas as mulheres mais bonitas do reino foram chamadas. Dizem que mesmo no jardim do palácio, nenhuma flor podia morrer. Antes dela começar a morrer, era retirada. Tudo para que a idéia da morte jamais surgisse., porque se esse pensamento viesse, ele começaria a pensar em renunciar a vida que iria se acabar.

Buda conhecia apenas coisas lindas. Só sonhos. Vivia nestes sonhos. Mas a realidade é demais , penetra todos os sonhos e ninguém pode evitá-la. Como voce pode sonhar continuamente 24 horas por dia?
Uma noite Buda estava se divertindo, as moças dançando e ele apreciava tudo. E então adormeceu. Era meia noite, ele estava cansado e as moças adormeceram também. Subitamente, no meio da noite, ele acordou e olhou as moças – a beleza não estava mais ali. A saliva escorria, a boca de uma estava aberta e estava feia. Outra tinha pesadelos e chorava. E súbito, ele tomou consciência: - Eu estava pensando que estas mulheres eram tão lindas e de repente ficaram feias?
Nessa noite, a realidade penetrou Ele a guardou para si.
Um dia, ele ia participar de um festival. No caminho, aconteceu de ver um velho e jamais havia visto um antes. Aconteceu de ver um corpo sendo carregado para o ghat de cremação e jamais havia visto um antes. E perguntou ao cocheiro da carruagem: - Qual é o problema? O que aconteceu com este homem? Porque seu rosto ficou tão enrugado? E por que suas costas estão curvas? Qual foi a calamidade que desabou sobre ele?
O cocheiro respondeu: Não é uma calamidade senhor. Acontece com todos, isso é natural. Todos envelhecem e enrugam.
A realidade penetrou.

E então perguntou: E o que aconteceu a este outro homem? Por que estão carregando os ombros?
O cocheiro disse: - Este homem está morto, senhor. Esse é o passo depois da velhice.
Repentinamente Buda falou: Pare a carruagem!Eu também vou morrer?
O cocheiro hesitou. Ele sabia o que o pai estava fazendo, mas era um homem muito sincero, simples e autêntico. E disse: ao tenho permissão para dizer, mas, já que o senhor perguntou, não posso mentir. Esse homem está morto. E exatamente como esse homem, o senhor também morrerá. Todos nascem, morrem...
E então, inesperadamente apareceu um saniasin que acompanhava o morto. Buda perguntou: - E o que aconteceu com esse homem?Por que usa um manto cor de laranja? Ele nunca havia visto um saniasin antes.
Na verdade, ao menos que voce tenha visto um morto, como pode ver um saniaisin?É uma sequência lógica – velhice, morte e sânias.
A história é linda, quer tenha acontecido ou não, ela é verdadeira porque, depois da morte, do encontro com a morte, o que resta, senão sânias?
O cocheiro da carruagem respondeu: - Este homem compreendeu a vida, compreendeu que a vida termina na morte e renunciou.
Buda ordenou: - Volte ao palácio. Eu renunciei.

Quando voce vive a vida em sua totalidade, voce tem que renunciá-la!Somente aqueles que não viveram da meneira certa, que não viveram de maneira alguma ou viveram vidas mornas e tépidas, se apegam. Esse apego mostra uma mente ignorante, que pouco compreende. A renúncia é simples, é um desenvolvimento natural, é uma maturidade.
Aqueles astrólogos eram homens de conhecimento. Eles, na verdade, ajudaram Buda a renunciar, sem imaginá-lo. Se tivessem me perguntado, eu não teria sugerido isso – porque esta é a forma natural de renunciar à vida. Eu teria sugerido: Deixe esse homem com fome para que ele pense e sonhe com comida. Deixe- o com bastante fome. Não lhe permita tocar em quaquer mulher ou se quer, chegar perto de uma; mantenha todas as mulheres bonitas à distância, para que ele as deseje; torne-o também sexualmente faminto. E não faça muitos palácios. Deixe-o viver uma vida de mendigo – assim, ele nunca renunciará.
Issoso é o que acontece com todos vocês. Vocês não podem renunciar, porque tem vivido uma vida de mendigo. Somente os mendigos são incapazes de renunciar. Como pode um mendigo pensar em renunciar?Ele nunca teve cosia alguma – como pode renunciar?Voce só pode renunciar a algo que já tem. “

(Osho)
Extraído do Livro Antes que voce Morra

Nenhum comentário: