sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cansaço Físico e Mental


O cansaço, na maioria das vezes, está relacionado com o ritmo de vida corrido das pessoas, em que não há tempo para fazer praticamente nada, como tirar um tempo para o lazer, cuidar da saúde ou praticar algum tipo de esporte. E todo esse cansaço acaba prejudicando as pessoas de maneira física e mental, causando dores frequentes por conta da rotina cheia de stress do dia a dia. O cansaço é um sinal de que algo não anda bem com o seu organismo. Clinicamente, esse desequilíbrio é considerado como uma ruptura temporária da homeostase do organismo.

Causas
Normalmente aparece por conta do stress do dia a dia, que acaba levando a um mau estado de saúde, podendo ser provocado por noites mal dormidas, falta de tempo para descansar, situações estressantes, falta de tempo para cuidar de si mesmo e ficar com a família, trabalho em excesso, insônia e alimentação desequilibrada.
Sintomas
Depressão, falta de energia, dificuldade de concentração, baixa do sistema imunológico, fraqueza, ansiedade, anemia, aparecimento de doenças como gripes e fadiga diária.
Tratamento

Como os sintomas do cansaço físico e mental estão relacionados é importante que o indivíduo identifique o que desencadeia o cansaço e tire um momento para cuidar de si mesmo, repousando e se alimentando corretamente. É indicado que essas pessoas comecem a praticar algum tipo de exercício físico ou atividades relaxantes como yoga, pilates, massagem e terapias. Atividades como natação,academia, caminhada, bicicleta e hidroginástica, ajudam o organismo a relaxar e descansar, além de ajudar no sono.
Pessoas com excesso de peso podem sentir mais cansaço do que os indivíduos que se encontram no peso ideal e, isso vale para aqueles que não praticam nenhuma atividade física ou atividades relaxantes que eliminam o stress e cuidam do bom funcionamento do organismo.

Nenhum comentário: