O mel é o único alimento doce que contém proteínas, vitaminas e sais minerais importantes para nossa saúde e que mesmo tendo alto valor calórico, pode ser consumido (com algumas restrições) por todos seja magrinho ou gordinho. Veja a seguir mais alguns dos benefícios do mel para a saúde de todos e não deixe de se alimentar com essa delícia divina e muito saudável.
Gripes e resfriados:
Muita gente acha que o mel só é bom pra quem está com gripe. Na verdade ele é um importante anti-inflamatório natural, pois possui antioxidantes que inibem o vírus da gripe, assim como bactérias entre outros microorganismos que possam nos trazer doenças. A gripe e resfriados tem a ajuda do mel para ser combatido, mas além deles, o mel tem um poder ainda maior.
O mel de própolis, eucalipto e com guaco e agrião, atuam como descongestionantes, expectorantes, além de ser anti-asmático pois formece os brônquios pulmonares. Sem dúvida o mel é um aliado e tanto na saúde e principalmente para combater a gripe.
Mel de própolis e agrião
Há vários tipos de mel, sendo que o de própolis é perfeito para quem está com uma gripinha chata. Ele tem ação descongestionante, fortalece os pulmões, é anti-inflamatório e também é diurético, ou seja, ajuda também no emagrecimento, apesar que com uma eficiência mais na área da saúde em si do que na boa forma.
Outra coisa: quem tem problemas de circulação, o mel de própolis com agrião ajuda a manter a circulação no ritmo certo.
Mel de laranjeira:
É o mel mais saboroso de todos e tem poder calmante. Ótimo para quem está sofrendo com problemas de intestino preguiçoso e muito bom para quem está sofrendo com câimbras e problemas de distenções musculares.
Crianças podem tomar mel?
Essa dúvida sonda a cabeça de muitas mamães por aí, pois nossos avós aprenderam e disseram para nossos pais e depois para nós, que o mel não pode ser tomado por crianças por ser um alimento muito viscoso e propenso a causar engasgos e, no caso da criança inalá-lo, pode causar uma parada respiratória.
Mel nunca matou ninguém, mas pode sim ser um risco para crianças e idosos. Por isso é preferenciam que as crianças tomem o chamado mel silvestre, pois é o mais líquido e claro de todos os tipos de mel que existem e nesse caso não há qualquer problema para os pequenos.
Alto valor calórico:
O mel de abelha tem por volta de 3.400 calorias o quilo, sendo que 100 gramas de mel equivale a 300 calorias, ou seja, ele é bem calórico! Apesar disso, ele é um alimento natural, muito saudável e que pode ser usado por qualquer pessoa desde que tenha a indicação de um nutricionista que pode controlar o quanto de mel você pode consumir por dia.
Cuidado com o mel falsificado:
Existe infelizmente, quem acaba falsificando o mel, colocando um pouco de mel verdadeiro numa garrafa mas a maior parte do seu conteúdo não é mel de verdade. Fique de olho e no caso de comprar em lojas especializadas ou na mão de vendedores de mel que dizem vender só produtos legítimos, peça para tomar um copinho do mel, observe a consistência e cheiro e a cor do produto.
Extraído de: Dieta.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário