terça-feira, 22 de maio de 2012

Meditação: Estou Aqui e Agora


Meditação
Exercício que lhe permite “Estar Presente, Aqui e Agora”. Ótimo para pessoas ansiosas...

Voce está aqui?

A primeira coisa que o Mestre Zen Obaku costumava fazer pela manhã era perguntar: Obaku, voce ainda está aqui?
Seus discípulos o diziam/: Se algum estranho ouvir isso achará que está ficando louco.
E ele respondia: Porque durante a noite eu me esqueço de tudo...minha mente fica silenciosa , sem sonhos e sem pensamentos ...Quando eu acordo, preciso me lembrar que Obaku ainda está aqui.
E ele mesmo respondia: Sim, estou.
Cada um de nós precisa ter um respeito profundo por si mesmo. Melhor do que ficar repetindo os nomes de Rama ou de Krishna, um grande exercício de autodisciplina é perguntar: Voce ainda está aqui?- sem se preocupar se há alguém ouvindo – e responder: Sim, estou.
Se voce puder fazer isso, se surpreenderá com o grande silêncio que virá em seguida. Quando voce diz: “Voce está aqui?” e voce mesmo responde ”Sim, estou”, o silêncio é imediato.. é também uma lembrança do seu próprio ser. E uma reverência, uma gratidão por mais um dia que lhe foi dado, pelo fato de que outra vez o sol se levantará e de que mais uma vez voce verá as rosas desabrocharem.
Ninguém de fato merece essa dádiva, mas a vida continuará a se derramar sobre voce em sua abundancia.

Do livro: Uma farmácia para a alma- OSHO

Nenhum comentário: