domingo, 5 de janeiro de 2014

Lichia para diminuir a gordura abdominal

Deliciosa esta fruta. Encontrada com mais facilidade entre os meses de dezembro e março (estamos na safra agora)a lichia é maravilhosa para ajudar a eliminar gordura abdominal. Está certo que não é uma fruta barata e nem muito conhecida, mas vale a pena investir em seu consumo se o interesse é a saúde plena e também o emagrecimento.
Mas olha só, é melhor comê-la fresca ou desidratada. Se voce nunca comeu esta fruta, pode se surpreender com seu sabor. A lichia lembra muito o sabor da uva itália!
Em 100 g de lichia encontram-se até 49 mg de vitamina C,o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de funcionar como um antioxidante natural(rejuvenesce). Possui, também, considerável quantidade de cobre, importante nutriente para o processo de cicatrização (são 22% da ingestão diária recomendada). A versão desidratada da fruta apresenta concentração três vezes maior de cobre. Porém, depois do processo de desidratação, a quantidade de vitamina C cai em cerca de 75%. Defina a sua prioridade.

Ajuda a emagrecer

“Apesar de rica em carboidratos, a lichia tem baixa carga glicêmica. Ou seja, baixa capacidade de fazer o organismo liberar insulina, hormônio que, quando produzido em excesso, favorece o aumento de gordura abdominal”, explica Kelly Araújo, nutricionista da Oncomed (Belo Horizonte-MG). Por sua vez, a gordura abdominal aumenta o risco de se desenvolverem doenças cardíacas. Então, consuma sem essa preocupação, pois, além de não promover a alta produção de insulina, a polpa do fruto contém cianidina (ainda que menos do que em sua casca), um elemento capaz de “secar a barriga”.

Seu chá é terapêutico

Amplamente consumido na China acredita-se que o chá da casca de lichia tem uma série de benefícios: combate a diarréia e a desidratação. Ele ainda alivia tosses e dores de garganta provocadas por lesões nos nervos. “No entanto, nenhuma dessas propriedades foi estudada ou comprovada cientificamente”, alerta a nutricionista. Mas uma coisa é certa: as antocianinas (que dão a cor vermelha para a casca) são seus principais polifenóis, indicados como importantes antioxidantes — protegem-nos de doenças cardiovasculares, cânceres, inflamações e alergias.

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

Nenhum comentário: