quinta-feira, 15 de março de 2012

Divertimento (barulho, álcool, orgias) e Silêncio


Querido Osho,
No Ocidente, a celebração está associada à idéia americana de divertimento que é sinônima de barulho, música alta, ir ao cinema, fumar, fazer sexo e liberação de energia, enquanto que silêncio e serenidade estão automaticamente associados ao tédio e excessiva acumulação de energia, o que resulta em tensão e ansiedade.
Voce poderia dizer algo a respeito de silêncio, celebração e vida?

Chidananda, a questão que voce levantou tem muitas implicações. Não é uma simples questão; ela compreende muitas questões importantes. Eu gostaria de entrar em cada dimensão da questão e somente então, voce será capaz de encontrar a resposta.
A primeira coisa para se lembrar é que o homem compreende dois mundos; um que o leva para fora e o outro que o leva para dentro. E por causa desta tremenda dualidade, surgem todos os outros problemas do mundo.

O Oriente tem visto o homem somente como uma alma, como uma consciência, como um homem introvertido. É por isso que no Oriente, por séculos, os místicos tem negado a realidade do mundo. Eles dizem que este realidade do mundo é feita da mesma matéria que os sonhos são feitos.
O ocidente tem negado o mundo interno. O homem é visto apenas como um corpo. Psicologia, biologia e corpo, mas não uma alma. Tecnologias, milhares de aparelhos, possibilidades de pousar na lua. Mas mesmo conhecendo isto, tem permanecido um vasto vazio na mente ocidental: algo está faltando. A casa está cheia de convidados, mas está faltando o anfitrião. Voce tem todas as coisas do mundo, mas voce não está ali. O resultado disso é uma tremenda miséria. O interior está oco, não há ninguém.
O Oriente também tem enfrentado sua própria miséria. Ao pensar que o mundo exterior é uma ilusão, não há possibilidade de progresso científico. A ciência tem que ser objetiva, mas se os objetos são apenas aparências, qual o sentido em dissecar ilusões?O Oriente permaneceu pobre, faminto e submetido a todo tipo de escravidão por séculos.
O Oriente aprendeu como estar silencioso e em Paz para curtir a felicidade que surge quando voce mergulha fundo na interioridade. Mas voce não consegue compartilhar isso com outra pessoa, isto é individual. Assim o Oriente vem falando de Meditação, Iluminação, espiritualidade e Consciências, mas o Ocidente tem rido de tudo isso.
O Oriente também tem rido do Ocidente, ao ver que as pessoas tem acumulado coisas e se perdido de si mesmas.
Por milhares de anos, nós temos vivido num estado mental muito estranho e esquizofrênico.

Cidananda, voce disse: “No Ocidente, celebração está associada à idéia americana de divertimento”.
Somente um homem miserável necessita de divertimento. Isto é uma estratégia muito engenhosa para evitar a miséria. Mas a miséria não é evitada. Somente se esquece por um tempo, com o uso de drogas, sexo ou sob a influência do que voce chama de divertimento. O que voce está fazendo? Voce está escapando do seu vazio interior. Uma coisa da qual voce sente medo é do seu próprio ser.
As pessoas tem olhado tanto para fora que não conseguem nem mesmo por um instante, sentar-se em silêncio. As pessoas estão o tempo todo pulando, gritando e brigando!
Qual é o medo? O medo é encontrar o seu vazio e sua vida perder o sabor.
Todos estão fugindo de si mesmos e chamam a esta fuga de divertimento. A vida do Ocidental pode ser dividida em duas partes: Uma é se divertindo e a outra é tendo ressaca e passam a vida assim.
As pessoas descansam apenas em suas sepulturas. Fora da sepultura não há tempo para descansar.

No Oriente, nós descobrimos mistérios, tesouros e segredos, mas a dificuldade com o interior é não conseguir materializá-lo. Voce não consegue provar num tribunal. Voce não consegue nem mesmo uma testemunha. O Oriente criou indivíduos isolados.
Mas ambas as alternativas estão escolhendo metade do homem. E no momento em que se escolhe a metade do homem, cai-se na mesma miséria.
Sempre que for preciso estar no mercado, voce deve estar lá com sua totalidade. Todo aquele que prega a renúncia ao mundo está contra a totalidade.
Eu nego Adi Shankara e também nego Karl Marx. Sou contra o ateísta e o teísta, pois ambos estão tentando dividir a realidade.
Devido ao seu grande sucesso o Ocidente chegou ao seu maior fracasso. Eles tem um enorme poder destrutivo, bombas nucleares...Os políticos estão preparados para destruir este Planeta setenta vezes.
E nada melhor aconteceu com o Oriente. Quase a metade está faminta e subnutrida!O meu entendimento a respeito do Oriente é que mesmo pessoas que foram estudar no Ocidente, continuam com a mesma estupidez. Eu vejo doutores adorando um deus macaco. Preferia ser cego a ver isso!

Ter conhecimento a respeito da ciência é uma coisa e ser criativo em relação a ela é outra. Ter conhecimento sobre meditação é uma coisa e meditar, é outra totalmente diferente. O Ocidente precisa de uma mente mais meditativa e o Oriente precisa de uma mente mais científica. Então, nós seremos capazes de criar uma sociedade que possa viver sem pobreza e sem fome, uma vida mais saudável e mais prolongada, da qual não temos idéia.
Há cálculos científicos de que este corpo que temos é capaz de viver trezentos anos, com alimentação correta, ambiente ecológico correta, medicação correta. Eu nem consigo conceber que segredos seriam revelados se Gautama Buda vivesse trezentos anos ou se Albert Einstein vivesse trezentos anos.
Até agora, a maneira como temos vivido é um puro desperdício

Use sua energia no mundo externo em atividades criativas, não em futebol americano. Existe tanto para ser criado. Tanto para ser descoberto.use sua energia para tornar o mundo mais poético, mais belo e mais saudável. E quando sentir que está cansado; exaurido, vá para o lado interior. Descanse e o seu descanso se tornará a sua meditação, porque a meditação não precisa de nenhum gasto de energia. O contrário, ela conserva, ela preserva, ela faz de voce uma grande concentração de energia. Quando voce sente que a sua serenidade e o seu silêncio querem dançar externamente, então dance, então cante, então crie. Se a sua criatividade vier do silêncio do seu coração, então ela terá uma qualidade diferente.
É apenas uma questão de inteligência e equilíbrio. Dentro está a fonte de suas energias e fora está o mundo para permitir que a energia crie.- seja um criador.
Mas voce só conseguirá ser um criador, se for um meditador. Alegre-se no mundo, mas antes de se alegrar voce deve acumular energia de modo que comece a transbordar amor, sensibilidade, poesia, criatividade, canção, dança...E certamente, estas coisas terão a qualidade da compaixão. Elas não poderão ser violentas.
Existiram meditadores que criaram. Voce pode ver o Taj Mahal que foi criado por místicos sufis. Observe- o em noite de lua cheia. De repente voce se perceberá num profundo silêncio. Se voce puder se sentar silenciosamente ao lado, a beleza do Taj Mahal começará a mudar alguma coisa dentro de voce.
Existem templos na China, no Japão, na Índia, criados por meditadores. apenas por sentar-se ali voce verá que o que era tão difícil para voce, parar o seu pensamento, acontecerá por si mesmo. Toda a atmosfera do templo, a fragrância, as estátuas...
Uma vez que a humanidade aprenda o estado meditativo e a abordagem científica do mundo, nós entraremos numa nova fase. Numa fase descontínua de um passado feio, doentio e louco. (Osho)

Nenhum comentário: