Sarasvati – Brahma tinha como consorte Sarasvati. Os Vedas listam Sarasvati como sendo originalmente uma divindade da água, a Deusa de um rio que corria a oeste do Himalaia. Posteriormente o seu poder aumentou. Ela passou a ser conhecida como a Deusa dos cânticos e dos discursos, a criadora do sânscrito e a descobridora da bebida sagrada, soma. Ela se tornou a força por trás de todos os fenômenos.
Lakshmi - É uma Deusa Indiana consorte Vishnu, um Deus Protetor, que é muito amada por seu povo. Foi ela que deu a Indra, o Rei dos Deuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seu próprio corpo para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o Rei dos Devas. A Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. Por isso é conhecida como “Deusa da Fortuna e da Fetilidade” que se refere não apenas à riqueza material, mas espiritual. É ainda, uma das mais belas deusas e segundo o Lakshmi Tantra e “aquele que a adora torna-se belo e sensual”.
Sempre que invocarmos Lakshmi, devemos nos recordar que ela não é só a Deusa da Fortuna material, mas sim também da espiritual que é a que realmente perdura e sobre tudo, não devemos esquecer que Lakshmi é ainda, uma Deusa do Amor.
O assento de lótus, onde a Deusa se posiciona em cima, significa dizer que devemos apreciar a riqueza, mas não devemos nos tornar obsessivos por ela. Nossa vida deve ser análoga a um lótus, que cresce na água, mas não é molhada por ela. Os lótus, quando mostrados em vários estágios de florescimento, representam os mundos e os seres em vários estágios de evolução. A flor de lótus sustentada pela mão direita posterior nos dá a idéia de que devemos executar todos os nossos deveres de acordo com o dharma. Isso nos conduzirá ao moksha (libertação espiritual final) que está simbolizado por um lótus na mão esquerda posterior.
As moedas de ouro que caem na terra da mão anterior de Lakshmi ilustram o seu poder de doar outro a fim de também propiciar-lhe felicidade. As trompas dos elefantes que sustentam cânforas das quais jorram água, representam as águas do Sagrado Ganges ou também o Amrita obtido através do "Batimento ou Agitamento" do oceano do qual Lakshmi surgiu esplendorosa, com uma beleza sem par.riqueza e prosperidade para seus devotos. Os dois elefantes ao fundo simbolizam o nome e a fama associados a riqueza temporal. A idéia passada é que o devoto que obtiver a graça da riqueza não é tão somente para adquirir nome e fama ou para satisfazer seu próprio desejo material, mas compartilhar.
Muitas vezes Laskhmi é mostrada portando uma cânfora com Amrita (elixir da imortalidade do espírito), coberta de Kusa (erva ritualística).
Como Deusa da prosperidade Lakshmi, é chamada também como Dharidranashini (a que destrói toda a pobreza) e Dharidradvamshini (àquela que se opõe a pobreza).
As vezes, se faz referência a ambos (Lakshmi-Vishnu) pelo nome Lakshmi-Narayan, sendo Narayan outro nome de Vishnu.
Outros nomes que são dados para Laksmi incluem Hira (jóia), Indira (A Poderosa) e Lokamata (A Mãe do Mundo). Entretanto, é chamada também de Chanchala que significa "volúvel", ou aquela que não fica em um lugar por muito tempo. Isso significa que a fortuna e a riqueza não permanecem por tempo prolongado nas mãos de qualquer um. Somente aqueles que são merecedores do respeito da Deusa terão esse privilégio. Portanto, não devemos somente adorá-la, mas também não devemos desperdiçar dinheiro em artigos ou projetos desnecessários.
Oração à Deusa Lakshimi para Prosperidade
Lakshmi, Deusa da Fortuna e Abundância,
Das riquezas manifestadas,
Teus tesouros vindos do Sol:
Derrame sobre nós!
Coração com a Luz sintonizado,
Poder para do céu trazer:
Riqueza para este plano manifestada para todos os homens.
Afina nossa consciência com a tua!
Amplia nossa visão e faz-nos ver
que a riqueza é para todos.
Te chamamos Lakshmi!
- Derrame sobre nós,farto MANÁ,
que se derrame de sua mão com igualdade
Para que aqui como no alto,se manifeste.
Expressando Amor e a Fartura,
Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade!
Assim é!.
Durga -A Deusa Durga é o Princípio Feminino Primordial. O aparecimento da Deusa Durga é o aparecimento de Prakriti – a Natureza, Sua Forma é a Shakti (Energia Feminina Cósmica), a Mãe do Universo, a Potência Geradora. Todos os organismos existentes no Universo surgiram da Mãe Divina, e daí Ela ser chamada “Jagadamba (a Mãe do Universo ou Criação)”. Ela é o aspecto feminino do Senhor Shiva, é a potência feminina que organiza o caos define possibilidades, e manifesta a vida no universo. É a força que gera e concretiza a Vontade de Deus Pai como Criador, Mantenedor e Transformador, e manifesta todas as formas pelas quais a vida se expressa, pulsa e vibra. A Deusa Mãe
A DEUSA FOI CRIADA A PARTIR DOS DEUSES MASCULINOS. ISTO PODE MESMO SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO, POIS A ÉPOCA
JÁ O CULTO A DURGA DATA DE
Durga aparece com 4,8 ou 10 braços, pois ela porta muitas. Quase sempre é representada com seus símbolos princiapais: A ESPADA, O DISCO, O TRIDENTE, A LANÇA, O MACHADO E A VASILHA DE ARROZ (OU DE SANGUE); SEM FALAR NO TIGRE OU NO LEÃO QUE SÃO SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO. Durga pode noa ajudar a ter mais garra e coragem,a vencer nossos demônios e inimigos internos, medos e limitações. Como? Conecte-se a ela de alguma forma, lendo sobre ela, concentrando- se em sua imagem ou yantra (símbolo), orando a ela,entoando mantram, com um altar repleto de flores, incensos,velas e água,ou de qualquer forma que sentir em seu coração!
Apresenta-se com aspecto terrível. Esta Deusa governa todas as espécies de morte, mas também todas as formas de vida (nos ensinando a lidar com a morte e a renascer) e da sexualidade, Kali, cujo nome, em sânscrito, significa “negra”, é a representação mais terrível de Durga. Sua tradição inclui sacrifícios animais e antigamente humanos, observados ainda pelos colonizadores ingleses no século XIX. No entanto, é uma representação da natureza. Deusa da morte e da sexualidade, Kali- cujo nome, em sânscrito, significa “negra”- é a esposa do Deus Shiva, segundo o Tantra, é a divina mãe do universo,destruidora de toda a maldade. É representada como uma mulher exuberante, de pele escura, que traz um colar de cabeças em volta do pescoço - expressando, assim, a implacabilidade da morte. Mas Kali não é uma deusa do Mal - na verdade, seu papel de ceifadora de vidas é absolutamente indispensável para a manutenção do mundo. Seus devotos são recompensados com poderes paranormais e com uma morte sem sofrimentos. Kali é a destruidora do demônio Raktabija, ela é também uma das formas da Deusa Parvati, esposa de Shiva. Kali nos ensina a “exterminar” aquilo que não serve mais para nossas vidas e abrir espaço em nossos corações para a chegada de boas novas.
A figura da Deusa tem quatro braços, o corpo pintado de vermelho sombrio, os olhos ferozmente arregalados, os cabelos revoltos, a língua pendente, os lábios tintos de hena e bétele. No pescoço tinha um colar de cabeças humanas, e os flancos, uma faixa de mãos decepadas. Estava em pé sobre o corpo do seu esposo Shiva.
Abaixo, um mantra poderosíssimos de Kali. Se praticá-los com dedicação e devoção, sentirá imediatamente os resultados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário