segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lentilha faz bem á saúde- Ano Novo

Além de trazer dinheiro, como diz a superstição, o grão tem propriedades benéficas à saúde!


Ela aparece nesta época do ano, especialmente na ceia de Ano Novo, e é “parente” do feijão e da soja. A casca de celulose é rica em fibras, ótima para o bom funcionamento do intestino. A leguminosa é rica em ferro,

zinco e proteínas.

Acredita-se que um prato de lentilha traga dinheiro no ano que se aproxima. A crença é baseada na forma dos grãos, que lembram moedinhas, e também na história bíblica de Esaú, que cedeu ao irmão Jacó todos os direitos de primogênito por um belo prato delas. Moral da história: ele foi recompensado pelo desapego com riqueza material.

Segundo a tradição, a porção deve ser comida à meia-noite, com pensamentos otimistas e em cima de uma cadeira; a promessa é o sucesso em todos os setores da vida. Mas cuidado para não perder o equilíbrio! Costuma-se, ainda,

temperar a lentilha com uma folha de louro, garantia de sucesso desde os tempos do imperador romano Júlio César.

Nada de exagero: lentilha em excesso provoca gases.

Bem, superstição ou não, o fato é que existe uma crença de "prosperidade" em torno da lentilha. São milhares de pessoas comendo lentilha e pensando coisas "boas". Além do mais, se faz bem à saúde, então vale a pena comer.

MUITA SAÚDE E PROSPERIDADE EM 2011!


domingo, 19 de dezembro de 2010

Dietas e Sucos - Receitas de sucesso

O PODER DAS FRUTAS E SUCOS NATURAIS

Não é natural nos brasileiros o hábito de comer frutas ou tomar sucos naturais. Mas acredito que isso de deve dentre vários fatores, à falta de uma educação alimentar que tenha como base, a saúde. Há pessoas que vivem para comer e há aquelas que comem para viver. Viver com qualidade de vida. Esta é a minha proposta. Sei que quando sabemos o que estamos ingerindo é bem mais fácil se policiar. Como eu aponto para o Tantra e a principal alimentação tântrica é frugivorista, deixo aqui algumas dicas importantes.

Outra recomendação para ser usada antes de qualquer alimento, é que voce o abençoe!

Bem vindo ao mundo das frutas e suas propriedades!

*********************************************************************************************************************

SUCO DE CENOURA - É uma fonte riquíssima de vitamina A. Estimula o apetite e ajuda a digestão. É eficaz no combate à fadiga e à anemia, e à colite. Tomando-se 1 copo diariamente, embeleza e rejuvenesce, dando à pele um rosado natural. Pode ser tomado sempre e à vontade.

SUCO DE SALSÃO- Um tônico para os nervos.

SUCO DE EPINAFRE- É purificador, regenerador e reconstrutor dos intestinos. Tomado diariamente cura a constipação. Também é eficiente no combate à piorréia. NOTA: As pessoas que sofrem de cálculos renais não devem toma-lo. Nunca tome puro e sim em combinação com outros sucos, exemplo, maçã, etc. .

SUCO DE REPOLHO OU COUVE- Só ou junto com suco de salsão, combate úlceras.

PEPINO - É o mais eficiente diurético natural.

SUCO DE TOMATE - Contra a excessiva acidez no organismo, resultante do abuso de amidos e carnes. Não deve, no entanto, ser tomado na refeição onde amidos e açúcares são servidos, pois anulariam sua ação alcalinizante.

SUCO DE CEBOLA- É excelente contra nervosismo, insônia e reumatismo. Combate as bactérias do nariz e garganta.

SUCO DE SALSÃO E LIMÃO- Neutralizam os gases digestivos, se tomados antes da refeição.

SUCO DE MAÇÃ - É um purificador do organismo. É ótimo para os rins e combate a anemia.

SUCO DE UVA - Ideal para o coração. Contem também antioxidantes. Entarda o envelhecimento. Deve tomar um cálice por dia. Evite excessos, pois apesar de ser um dos mais benéficos à saúde, combatendo também o mau colesterol, o suco de uva é altamente calórico.

SUCO DE ABACAXI- Auxilia a digestão das proteínas. Bom para dor de garganta.

SUCO DE LARANJA - É um purificador do organismo e tem uma ação alcalina rápida. Rico em vitaminas A, B e C.

SUCO DE MAMÃO E LIMÃO - São auxiliadores da digestão, especialmente indicado aos estômagos sensíveis.

Fonte: www.cantoverde.org

domingo, 12 de dezembro de 2010

KUNDALINI – O poder Serpentino

O que é Kundalini
A Kundalini é a força suprema no corpo humano. Segundo o Tantra, mantém-se sem se manifestar, adormecida e recolhida na base da nossa espinha. É o eixo central na qual o nosso sistema psicofísico se baseia. Este poder, também conhecido como “mulher interior” pode ser compreendido tanto a nível físico quanto no metafísico. Quando a Kundalini está adormecida, o Homem está apenas atento às suas circunstâncias terrenas imediatas. Quando a Kundalini desperta, ele expande as suas percepções. A ascensão da Kundalini significa, na linguagem da ciência moderna, a ativação da vasta área do cérebro. As capacidades neurológicas do ser humano são incalculáveis, e nós estamos apenas cientes de 1(um) milionésimo da nossa sinalizaçãocortical (o nosso cérebro recebe cerca de 5000 (cinco mil) sinais por segundo. Para oTantra, a Kundalini ascendente vitaliza os centros psíquicos do corpo humano, os chackras, até atingir o Sahasrar, onde se dá uma união mística.
O corpo humano é, então, com as suas funções psicológicas e biológicas, um veículo através do qual a energia adormecida da Kundalini Shakti pode ser despertada para finalmente se unir com a Consciência Cósmica Shiva.

Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.
A asensão da Kundalini é o desenroscar da consciência Deus, o testemunho da realidade do poder ilimitado que é a essência de nossas almas.

Existem, várias formas de Despertar esta energia e mesmo quem pensa que não trabalha com ela, engana-se, pois ela é a energia que move a vida. Entretanto, existem técnicas bastante eficazes em sua ativação. Dentre elas estão: aromaterapia, cromoterapia, o maithuna (ato sexual tântrico), yoga, tai chi, chi kung e as massagens, principalmente a Massagem Tântrica.
Drogas, psicoativos e danças também são capazes de desapertá-la, no entanto, há o perigo de que esta energia em descontrole acabe criando problemas psicofísicos.

Uma experiência de kundalini canalizada criativamente e prolongada desperta o anahata chakra (chakra do coração) e pode ser dirigida conscientemente para outra pessoa. 

(Chandra Veeresha)


Visualização Criativa para elevar a Kundalini

Exercício para ser feito individualmente
Sente-se em uma postura confortável e inspire profundamente visualizando o Prana unindo com Apana. Contraia o reto (exercitando o esfíncter anal) e visualize as respirações vitais entrando pelo grande eixo central na região acima da base da espinha. Por meio da retenção do ar inspirado, a serpente kundalini começa a sentir-se paralisada e sufocada. Então desperte a deusa adormecida Kundalini repetindo o som todo poderoso HUM (pronuncia-se ROUNG). Diga para si próprio: SOHAM (que significa Eu Sou) enquanto se imagina repleto de Shakti e em união com Shiva. Eleve a energia Kundalini da região inferior e contemple a união do puro espírito Shiva com a Energia Shakti Primordial.
Técnica para aumentar a alquimia entre sexualidade e afetividade. Este exercício é para ser feito entre casal.
a) O casal senta-se com a coluna ereta, pernas cruzadas, frente a frente com as mãos.

b) Ambos aproximam seus rostos e conseqüentemente as narinas e quando um expira o outro inspira seu alento.

c) Após alguns minutos de prática, entoas juntos o mantra OM SRI KLIM e um leva a mão do outro em contato com o coração.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Terapeuta Ovelha e Terapeuta leão


Qual deles voce é ou quer ser?

Quando alguém se torna um terapeuta, assume o compromisso de levar consciência e apontamentos de saúde, paz, tranquiliade e amor ao maior número de pessoas possível. O compromisso de tratar o indivíduo e nunca, a enfermidade. O compromisso de olharmos olhos das pessoas. De ser inteiro, íntegro; sincero. Mas antes de tudo, o terapeuta deve encarar o maior dos compromissos. O compromisso de ser quem se é.
“Antes de querer mudar o mundo, dê uma volta em seu quarteirão” (Ditado Chinês)
É exatamente neste ponto onde é feita a confusão.
Muitos profissionais se deixam guiar pelo ego e esquecem de cuidar de si mesmos, Uns porque acreditam já saber tudo, outros porque preferem se omitir. Afinizam-se de tal
forma com o rótulo que se atolam na competitividade e na soberba.
A esses “terapeutas”, dou o nome de Terapeuta Ovelha.

Terapeuta Ovelha é o oportunista. Jamais tem foco. Sai copiando todo mundo que ele sabe que está fazendo sucesso e sempre que percebe que o Mercado pende para uma derterminada técnica, ele se atreve a dizer que a conhece, sem muitas vezes, nunca ter praticado de verdade.
O Terapeuta Ovelha éaquele que se diz “curador”, mas jamais foi capaz de curar seus próprios medos. Aquele que se recusa a estudar, conhecer técnicas novas ou se aperfeiçoar. Aquele que quando encontra alguém que tem mais conhecimento ou experiência que ele, critica ou deprecia seu trabalho.
O Terapeuta Ovelha está mais infiltrado no meio de nós, do que se pode imaginar. Parece um terno amigo, pronto para ajudar quando se precisa dele, mas de fato, está louco para copiar seus materiais, cursos e idéias novas.
È claro que o Terapeuta Ovelha já leu inúmeros livros de Meditação, sem jamais ter praticado, pois quem medita é criativo.

O Terapeuta Ovelha é tão competitivo que tem uma lista negra de profissionais os quais “detesta” e tenta de toda maneira, influenciar seus alunos e clientes a se manterem longe deles, isso quando não os proíbe. No fundo, são pessoas inseguras, precisando urgentemente amadurecer. E esta maturidade, nada tem a ver com a idade física, pois muitos destes Terapeutas Ovelhas, tem mais de quarenta anos.Mas felizmente, existe outro tipo de terapeuta. O terapeuta sagaz, ousado, inovador. A este, chamo de Terapeuta Leão.

O Terapeuta Leão, ao contrário do Terapeuta Ovelha, jamais sepreocupa com a concorrência. Está sempre ocupado em fazer o seu melhor e superar seus próprios limites. Sabe que dinheiro e sucesso são consequências do seu trabalho e de sua forma de viver e se relacionar.
O Terapeuta Leão é corajoso, amoroso e consciente. Aquele que faz o que diz e jamais se vende por trocados e merrecas. È lider. Sabe ser duro e amoroso ao mesmo tempo. O Terapeuta Leão chora; nunca tem “vergonha de demonstrar suas fraquezas”, mas trabalha firme por sua própria transformação.

O Terapeuta Leão não segue modismos. Tem suas inspirações, mas jamais imita ninguém, pois é um visionário.
O Terapeuta Leão sabe utilizar sua energia sexual de forma sacralizada,transformando-a em consciência e amor. Dança, canta, pula e está sempre à vontade com suas emoções. Jamais segura um riso ou um choro, pois sabe que a beleza da vida está em aceitar ambos. Ele celebra e agradece por tudo!
Para muitas pessoas, é um sonhador. Porém, alguém que arregaça as mangas para concretizar seus sonhos, principalmente quando esses envolvem o bem estar Planetário.

O Terapeuta Leão aceita o que tem. Está bem com o próprio corpo e, portanto, além de
comparações. Ama a natureza e procura estar em harmonia com ela. E, acima de tudo, tem humildade suficiente para reconhecer quando é incapaz de auxiliar uma pessoa.
Você é um Terapeuta ou deseja ser? Qual deles se parece mais com você?
Medite por alguns minutos e se descobrir que até o momento, se encaixa no Terapeuta Ovelha, ainda há tempo de mudar isso. Jogue-se as “pés” de uma árvore. Ande descalço na terra, ou tome um belo banho de cachoeira em total silêncio.
Pergunte-se quem é você, em frente ao espelho e prepare-se para enxergar bem à sua frente, O novo Homem; O novo Terapeuta e Mestre de si mesmo. Seja bem vindo. Coragem!

(Chandra Veeresha)